Para Reflexão:

"Parece que as reformas educacionais servem para pôr em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias." (Compayré)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

5ª ASSEMBLÉIA

5ª Assembléia dos Profissionais em Educação




O Núcleo da APLB-sindicato escreve mais uma linha na história do sindicalismo em Mata de São João. Hoje, 14 de dezembro de 2010, foi realizada a 5ª Assembléia no Auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa com a presença de professores e profissionais em educação. Foram realizadas as seguintes ações: a avaliação das conquistas que foram realizadas em 2010, uma reflexão sobre a avaliação de desempenho dos professores (a malfadada provinha) onde todos se colocaram contra a prova. Concluímos a assembléia com uma deliciosa confraternização regada a salgados e refrigerantes. Obrigado professores e trabalhadores em educação pela importante presença. A nossa luta continua!

REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROFESSOR

O objetivo desse texto é levantar algumas questões sobre a avaliação de desempenho dos professores que é aferida pela Secretaria de Educação por meio de uma provinha no final de cada ano. Gostaria de começar perguntando: Você concorda com a provinha de avaliação de desempenho? Você acha que esse tipo de avaliação realmente avalia as nossas práticas pedagógicas? E os resultados, você tem acesso? Para que ou para quem interessa essa provinha?

Sabe-se que a avaliação é indispensável para o Sistema educativo se auto-avaliar. Como afirma Antonio José Ferreira, educador português: “Ora, a Avaliação é indispensável para o Sistema Educativo se conhecer e ser conhecido, para os contribuintes que o pagam, como, aliás, pagam todos os serviços públicos, dele poderem ter prestação de contas, aliás como deviam ter prestação de contas da Saúde, da Justiça, das Obras Públicas, da Economia, das Finanças, etc., etc.” As perguntas que não se calam são: por que os demais profissionais de outras áreas não são submetidos, também, a uma provinha de desempenho? Por que essa preocupação exagerada de só submeter o professor a esse tipo de avaliação? Por que não submetem os médicos a uma provinha? Por que não fazem uma provinha de desempenho com os políticos que tem mandato? Por que o professor tem que ser o bode-espiatório da crise na educação e dessa sociedade que se encontra à deriva e em crise? Será que essa avaliação, em última análise, não termina promovendo a divisão entre professores de 1ª e 2ª classe?

Em ultima instancia, nós sabemos que essa provinha não avalia o desempenho dos profissionais em educação e termina sendo um mero simulacro, que escamoteia a realidade e serve como um instrumento que alimenta o sistema com resultados que ele pretende, só e mais nada.

Às vezes, temos a impressão de que vivemos em uma “timocracia”, onde o governante pensa ser o melhor entre todos os homens de seu tempo em termos de conhecimento e sabedoria. A grande questão é que vivemos em um país cujo poder político se intitula de “democracia”, onde o poder deve ter sua origem no povo e basear-se na opinião e na decisão de muitos e não de um só, como parece deixar entrever os governantes locais.

A nossa sociedade deve fazer um movimento de reconhecimento do papel importante do educador e lhe atribuir mais respeito e valor. Ainda bem que ainda existem professores, que apesar de serem humilhados por esse sistema podre que o subjuga ainda se sente motivado para o exercício do magistério porque se sentem com apetência para essa belíssima e singular profissão.

Prof. Manoel Jorge Barreto Costa

domingo, 26 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

A APLB-SINDICATO NUCLÉO DE MATA DE SÃO JOÃO DESEJA AOS PROFESSORES E FUNCIONARIOS DA EDUCAÇÃO UM FELIZ NATAL CHEIO DE PAZ E PROSPERIDADE.

UM ABRAÇO NO CORAÇÃO DE TODOS....

domingo, 5 de dezembro de 2010

CALENDÁRIO ESCOLAR 2011

Olá trabalhadores em educação, viemos informar que no dia 23 de novembro de 2010 os diretores da APLB – Sindicato tiveram uma reunião com o secretário de educação para discutir o calendário escolar de 2011. As negociações foram positivas e o secretário se mostrou sensível à proposta dos professores. Conseguimos entrar em acordo favorável não só para os professores, mas para a educação de Mata de São João como um todo.


A APLB-Sindicato Núcleo de Mata de São João agradece aos professores pela confiança.


RETORNO FÉRIAS (Professor) 01 /02

JORNADA PEDAGÓGICA 01,02/02
INICIO DO ANO LETIVO 03/02
RECESSO CARNAVAL 07 a 12/03
RETORNO DO RECESSO 14/03
RECESSO DE SEMANA SANTA 21e 22/04
RECESSO JUNINO 23/06 a 02/07
RETORNO ÀS AULAS 2º SEMES. 04/07
TÉRMINO DO PERÍODO LETIVO 15/12
TOTAL DE DIAS LETIVOS 200
RESULTADOS PARCIAIS DO RENDIMENTO ESCOLAR 05/12
AVALIAÇÃO FINAL, CONSELHO DE CLASSE 16 a 22/12
ENTREGA DAS ATAS DOS RESULTADOS FINAIS 23/12

Assembléia Geral

Convidamos todos os trabalhadores em educação para participar da nossa 5ª Assembléia Geral que será realizada no CMMB, no dia 14/12/2010, às 17:00 horas. Venha fechar com chave de ouro o ano de 2010.

Nossa Pauta:


- Avaliação das ações do núcleo da APLB em 2011.
- Calendário escolar 2011.
- Prova do professor.
- Abonos salarial.
- Ações do sindicato para 2011.
- Luta pelo estatuto.
 
 
Encerraremos com um COFFEE BREAK...




VENHA FESTEJAR CONOSCO AS NOSSAS CONQUISTAS.

sábado, 18 de setembro de 2010

PROPOSTA PARA O ESTATUTO

A APLB – Sindicato Núcleo de Mata de São João agradece a presença dos professores na assembléia, onde discutimos as propostas para o novo estatuto.
Foi um encontro muito produtivo e importante, contamos com o apoio de vocês professores para que nossas reivindicações sejam aprovadas.


A VALORIZAÇÂO SE CONSEGUI COM LUTA.

domingo, 5 de setembro de 2010

Olá trabalhador (a) em Educação!

Convidamos você, professor (a) e demais trabalhadores (as) em educação, para participar da assembléia para discutirmos a proposta feita para modificar o estatuto do magistério.
Pedimos a participação de todos.

O futuro da nossa carreira será discutido.

Dia: 16/09/10 (quinta-feira)

Local: Auditório do CMMB

Horário: 17:00h

Luta Pelo Respeito da Educação

No dia 16 de setembro, entidades filiadas à CNTE estarão presentes no ato público pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Atenção: não haverá paralisação das aulas nem das outras atividades. A manifestação é em Brasília. E a mobilização, entrega de panfletos e jornais, nas escolas em todo o País.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

APLB FEZ UM CONVÊNIO ESPECIAL COM O PLANO DE SAÚDE SUL AMÉRICA

A Sul América fez um Plano de Saúde com preço diferenciado para os filiados da APLB,incluindo os respectivos dependentes.

Para ter aceso a tabela de preços do Plano de Saúde Sul América. O preço do Odontológico. Mande uma mensagem para o e–mail para aplbmatadesaojoao@hotmail.com que retornaremos com maiores informações.

SEM CARÊNCIA ATÉ 20-09-2010. Início do Plano: 01-10-2010.

APLB - Sindicato preocupado com a saúde de seus educadores.

MAIORES INFORMAÇÕES ENTRA EM CONTATO COM: MANOEL JORGE, ROBSON BRITO OU MICHELL CARVALHO

terça-feira, 10 de agosto de 2010

UM NOVO ESTATUTO!

Estamos construindo em Mata aquilo que chamamos de “Uma nova História dos Trabalhadores em Educação”. Conforme está no nosso último Boletim, os Professores de Mata de São João não estão mais órfãos. Obtivemos uma grande vitória em 2010: não íamos ter nenhum reajuste salarial, conforme era a vontade do gestor público. No entanto, graças à nossa mobilização, o gestor cedeu um reajuste de 5% e 10%. Não era só isso que nós queríamos, mas foi isso que nós conseguimos e que nos motiva para que no próximo ano estejamos mais fortes para exigir, no tempo certo, um verdadeiro reajuste que repasse as verbas do Governo Federal, dentro daquilo que manda a lei. Temos que valorizar cada conquista, pois são elas que nos motivam a permanecer na linha de luta por dias cada vez melhores para a classe trabalhadora em educação nesse Município. Não estamos mais sozinhos e nem desorganizados. É a união e a organização da classe que possibilitará novas conquistas, que possibilitará a construção de uma nova história dos educadores.
A nossa grande empreitada, o nosso grande desafio pelo qual devemos está dispostos a usar todos os meios legais de mobilização é fazermos, com urgência, um NOVO ESTATUTO de Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação. Um Plano de Carreira que tenha como fundamento a união da categoria. Um plano de carreira que inclua avanços horizontais, por tempo de serviço. Que a cada ano trabalhado o trabalhador em educação avance um percentual em seu salário, com avanços verticais, que contemplem todos os cursos e certificados conquistados arduamente nos cursos de formação continuada que o trabalhador tenha feito aqui no município ou em qualquer outro lugar. Já começamos a fazer essas modificações. No início de setembro nos reuniremos, em assembléia geral, para discutirmos sobre as mudanças.

CONVIDAMOS TODA A CATEGORIA PARA ESSA LUTA...

[Texto do Prof. Manoel Jorge]

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

REFLEXÃO

O que somos?

As máquinas passeiam
Calçadas de sapatos,
Usando saias e calças.
Não são homens,
Não são mulheres,
São máquinas.
Elas não adoecem
Nem pegam resfriados,
Não reproduzem,
Não têm família,
São máquinas.
São máquinas mestres,
São máquinas operárias.
Nunca faltam ao trabalho,
Nunca chegam atrasadas,
Não precisam de transportes,
Estão sempre ao pé da obra.
Os seus filhos não adoecem.
E máquinas têm filhos?
Não precisam de atestados.
E máquinas adoecem?
Máquinas precisam parar
Para conserto.
Máquinas param para manutenção.
Será que os humanos
Precisam de consertos?
Precisam de manutenção?
Somos máquinas?
Somos humanos?

Autor: Manoel Jorge B. Costa

domingo, 1 de agosto de 2010

INFORME SOBRE O ESTATUTO

Olá professores da Rede Municipal, a APLB - Sindicato, Núcleo de Mata de São João está trabalhando para elaborar as nossas propostas para modificar o estatuto e construir um plano de cargos e salários com as reais necessidades de nossa categoria. Logo seja concluída essa parte, marcaremos uma assembléia com todos os professores para apresentarmos e discutirmos as propostas.


Robson Brito - Secretario Sindical

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Valorização profissional não acompanha importância do professor para a educação

“A falta de interesse de alunos em optarem pelos cursos de formação de professores ( cursos superiores de licenciaturas) é decorrente da situação explícita de uma categoria marginalizada, e que apesar de sua importância estratégica para qualquer área de formação profissional, recebe salário insignificante e na grande maioria dos casos não conta com o apoio das autoridades governamentais”. A declaração do deputado estadual Professor Dantas – PT, ao destacar ontem a necessidade de uma ampla articulação no sentido de garantir no orçamento do Estado de 2011, recursos suficientes para garantir pelo menos a reposição das perdas salariais dos professores da rede pública estadual de ensino.

A realidade salarial para a maioria das escolas do País é bastante diferente das melhores escolas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, composto em sua maioria por instituições privadas. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, com dados de setembro de 2009, mostra que há professores que, mesmo com diploma de ensino superior, ganham pouco mais de um salário mínimo.

De acordo com o deputado Professor Dantas em Rondônia a situação não é diferente, e apesar das seguidas demonstrações de apoio e concessões às propostas do Governo, a realidade é cruel para esta categoria que sofre com baixos salários, e trava uma luta incessante pela melhoria da qualidade do ensino e pela valorização do magistério. “Mas mesmo diante deste quadro se verifica por outro lado a abnegação e o comprometimento destes profissionais pela melhoria da educação rondoniense”, complementou.

Ao comentar sobre os dados do Enem a nível de Rondônia, o deputado entende ser preciso ser feito uma leitura crítica e responsável sobre estes dados, e defende a valorização dos professores como ponto crucial para o sucesso das escolas e o bom desempenho dos alunos no Enem.

Toda esta situação acaba tendo reflexos imediatos, ressalta o parlamentar ao citar que a baixa remuneração contribui para que um problema antigo das escolas brasileiras continue sem solução em um curto período de tempo: a falta de profissionais. Com a crescente expansão de investimentos e leis que tornaram obrigatórios o ensino fundamental de nove anos e o ensino médio, cada vez mais professores serão necessários nas salas de aulas brasileiras. O último levantamento oficial feito para tentar mensurar a quantidade de docentes que o País precisa para atender à demanda brasileira apontava uma carência de 250 mil professores nas escolas brasileiras. O estudo foi elaborado pelo Conselho Nacional de Educação - CNE com a ajuda do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, e se baseou em dados de 2007.De lá para cá, os números não foram atualizados.

Encerrado o período de campanha eleitoral, independente de resultados, o deputado Professor Dantas defende que a situação financeira dos professores volte a mesa de negociação, e tudo isto deve ser feito antes da aprovação do orçamento do Estado de 2011.


   Fonte: Impacto Rondônia > nacional > Política

domingo, 25 de julho de 2010

INFORME DA REUNIÃO COM GESTORES

Propostas para os abonos do fim de ano:

- O resultado do IDEB deve ser o indicador de aproveitamento do aluno a ser considerado para bonificação do professor.

- Indicador de aproveitamento por provas do professor:

a) Baseado em conteúdo publicado com antecedência de 45 dias;

b) Provas baseadas na matriz curricular do município, não usar conteúdos advindos de outras fontes;

c) Prova do professor a ser realizada em outubro, na segunda quinzena.

- Cada professor, por disciplina, enviar por e-mail para a SEDUC 10 questões para a confecção da avaliação dos alunos.

- O professor ou coordenador pedagógico entregar na SEDUC um CD com questões de prova do aluno;

- Divulgar os resultados das provas dos alunos (publicar o gabarito imediatamente no outro dia);

- Rever o indicador de repetência e de abandono, por escola e não totalizar como critério unificado para todas as situações.

Proposta para oplano de carreira dos professores:

- Ficou combinado que os professores apresentarão uma proposta para o plano de carreira do magistério.

So tenho que parabenizar os professores pela força e luta. As conquistas estão chegando, estamos tendo voz e sendo respeitados cada vez mais. A luta continua!


NOTÍCIA DO DIÁRIO CATARINENSE MOSTRA COMO A PROFISSÃO DE PROFESSOR ESTÁ CADA VEZ MAIS DESVALORIZADA NO PAÍS

"25 de julho de 2010
Salário 20% maior que o de professor (Clic RBS)

Cansado do baixo salário, o professor de Educação Física Milton Muniz desistiu da vida docente. Para ele, o setor de construção civil foi uma oportunidade de ampliar a renda (...).

Milton fez um curso gratuito de carpintaria no Senai e, há quase dois meses, começou a trabalhar como carpinteiro. Em relação ao que ganhava antes, o salário já é 20% melhor.

O pedreiro Álvaro Rodrigues dos Santos afirma que a procura por profissionais de construção civil aqueceu o mercado de trabalho local. Prova disso é que ele trocou de emprego recentemente e o seu salário quase dobrou nos últimos quatro anos."

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2982440.xml&template=3898.dwt&edition=15152&section=129

sábado, 17 de julho de 2010

INFORME

Foi feito um pedido pela prefeitura para adiar a reunião marcada para o dia 15 de julho de 2010 com os diretores da APLB-Sindicato Núcleo Mata de São João, porque a comissão da prefeitura não estaria completa, dois membros não poderiam comparecer.

Uma nova data foi acordada para o dia 22 de julho de 2010 às 14:00 na Prefeitura de Mata de São João.

Caros professores, nosso compromisso é transparência com vocês.

A Luta continua!

UM NOVO ESTATUTO PARA UMA NOVA ERA

Estamos construindo em Mata aquilo que chamo de “Uma nova História dos Trabalhadores em Educação”. Conforme está no nosso Boletim, os Professores de Mata de São João não estão mais órfãos. Hoje podemos afirmar que já tivemos uma grande vitória: não íamos ter nenhum reajuste salarial conforme transparecia ser a vontade do gestor público, no entanto, graças à nossa mobilização, graças à nossa coragem, o gestor foi sensibilizado e nos cedera um reajuste, sem mesmo negociar com a categoria, como quem não quisesse reconhecer a nossa força, mas reconhecendo veladamente, cedendo um reajuste de 5% e 10%. Não era isso que nós queríamos, mas foi isso que nós conseguimos e que nos motiva para no próximo ano estarmos mais fortes para exigir, no tempo certo um verdadeiro reajuste que repasse as verbas do Governo Federal dentro daquilo que manda a lei. Temos que valorizar cada conquista, pois são elas que nos motivam a permanecer na linha de luta por dias cada vez melhores para a classe trabalhadora em educação nesse Município. Não estamos mais órfãos e nem estamos mais sozinhos e nem desorganizados. É a união e a organização da classe que possibilitará novas conquistas, que possibilitará a construção de uma nova história dos educadores.
A nossa grande empreitada, o nosso grande desafio pelo qual devemos está dispostos a usar todos os meios legais de mobilização, agora, é fazer, com urgência, um NOVO ESTATUTO de Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação. Um plano de carreira que tenha como fundamento a união da categoria. Um plano de carreira que contemple todos os trabalhadores em Educação, desde o vigia que acolhe os nossos alunos na chegada da escola até a cozinheira que prepara o lanche. Um plano de carreira que inclua avanços horizontais, por tempo de serviço. Que a cada ano trabalhado o trabalhador em educação avance um percentual em seu salário. Um plano de carreira com avanços verticais, que contemple todos os cursos e certificados conquistados arduamente nos cursos de formação continuada que o trabalhador tenha feito aqui no município ou em qualquer outro lugar.

( Texto: Prof. Manoel Jorge)


quarta-feira, 7 de julho de 2010

MAIS UMA VEZ OS PROFESSORES DE MATA DE SÃO JOÃO BRILHARAM

Após o Governo Federal divulgar o resultado do IDEB deste ano, pude constatar que o esforço feito pelos professores da Rede Municipal de ensino está tendo resultados maravilhosos.
Na avaliação comparativa com 2007 podemos observar um expressivo crescimento, superando assim as próprias metas estabelecidas pelo Governo Federal. Para as séries iniciais em 2007 o IDEB foi de 3,0. Em 2009 avançamos para 4,3. No ensino fundamental em 2007 o resultado foi 2,4 e em 2009 avançamos para 3,3.
Esses resultados só vem constatar o esforço, dedicação e empenho de nossos professores com a educação em Mata de São João!

PARABÉNS PROFESSORES!
VOCÊS SÃO O GRANDE ORGULHO DA NOSSA CIDADE,
A LUTA PELA NOSSA VALORIZAÇÃO NÃO PODE PARAR.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Assembléia

Olá trabalhador(a) em Educação

Convidamos você professor(a) e demais trabalhadores(as) em educação para participar da assembléia.

Dia 08/07/10 ( quinta-feira )

Local: Sindicato dos Petroquímicos (STIEP), próximo ao Hotel Bandeirante.

Horário: 17:30

Sua presença é Fundamental.

sábado, 3 de julho de 2010

REAJUSTE SALARIAL

Olá pessoal

Câmara de Vereadores de Mata de São João fará uma sessão especial, na próxima segunda-feira, 05/07, às 10h00 da manhã, para votar projeto de reajuste salarial dos servidores públicos que está ainda em processo de negociação com a APLB-sindicato. Não deixe de comparecer para identificar os vereadores que não teem compromissos com os trabalhadores de Mata de São João.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

PROFESSORES DE MATA DO SÃO JOÃO ESTÃO UNIDOS

Nesta terça-feira, dia 29 de junho de 2010, os professores da rede municipal de Mata de São João realizaram um protesto na Câmara de Vereadores pela falta de respeito da Prefeitura, que enviou no dia 22 de junho de 2010 para apreciação dos vereadores uma proposta de reajuste para a categoria, após haver marcado para o dia 29 deste, uma reunião com os professores para discussão do reajuste salarial.
Devido a esses fatos os professores tomaram a decisão de comparecer a Câmara no dia da votação do reajuste para realizar um protesto e mostrar sua indignação contra a Prefeitura por tratar os professores da rede municipal sem a devida importância.
Outra preocupação dos professores é que os vereadores não conheçam o que se passa na educação matense. Não podemos aceitar que os representantes do povo desconheçam a realidade da educação em Mata de São João. Por isso, o clamor dos professores é que os vereadores tenham um pouco mais de interesse pela educação e se informem sobre a realidade dos professores, dos estudantes e da escola para não defenderem – como vimos nesta sessão do último dia 29 na Câmara de Vereadores – discursos que não condizem em nada com nossa realidade.
A Câmara de Vereadores, casa do povo, deve lutar pelos interesses da comunidade e pela melhoria da educação em Mata de São João. Ao perceber que não encontrariam ali apoio para sua causa, os professores, em protesto, esvaziaram a Câmara. A promessa feita pelos professores municipais é nunca desistir da qualidade da educação no município. A categoria certamente estará mais atenta nas próximas eleições, para eleger representantes que saibam valorizar os profissionais responsáveis pela formação cultural, intelectual e humana dos filhos de Mata de São João.

Aos Professores Digo Que a União Fortalece os Alicerces da Democracia e da Educação. Parabéns.

REUNIÃO DA APLB COM A PREFEITURA

Informe

Conforme data marcada pela Prefeitura Municipal, ontem, 29/06, às 14h, sentaram na mesa de negociação os seguintes membros do núcleo Mata de São João da APLB - Sindicato: Prof. Michel Carvalho, Prof. Manoel Jorge, Prof. Robson Brito, Prof.ª Taiseane Silva e o representante da Diretoria Estadual da APLB Prof. Marcelo para discutir o reajuste salarial e o Plano de Carreira.
A comissão delegada pelo Executivo ficou composta por Simone Prado, Thereza Maria e Mara Saray (o quarto componente que foi delegado pelo Prefeito, o senhor Marcos Magalhães, Secretário de Trabalho, não compareceu à mesa de negociação e não justificou a ausência).

O que ocorreu

A comissão do executivo declarou não ter poderes de decisão sobre a pauta em questão, por isso se encarregou de encaminhar ao executivo as propostas. Durante a reunião não discutimos a questão do reajuste mandado no dia 22/06 para a Câmara, pelo executivo, porque a comissão do Executivo Municipal não tinha planilhas de gastos para justificar o reajuste proposto de 10% e 5% para professores de nível IV e nível I. A proposta defendida pelo Sindicato foi de 25%, conforme foi decidido em Assembléia no dia 17/06. Argumentamos que a verba do FUNDEB teve um aumento de 100% entre 2008 e 2010 (passou de 703.424,70 para 1.417.318,89).

Foram encaminhadas as seguintes propostas:

1. Criação de uma comissão para revisar o Plano de Carreira (com cronograma de reuniões);
2. Apresentação de proposta de revisão dos abonos elaborada pelo Sindicato e os professores;
3. Apresentação de Planilha de Gastos com a verba do FUNDEB pela PMSJ;
4. Participação de representantes do Sindicato no Conselho Municipal de Educação e no conselho de FUNDEB, conforme previsto em lei.

Próxima Assembléia: 08/07 (local a ser confirmado)

A próxima reunião com a prefeitura ficou agendada para o dia 15/07, às 14h.

A nova história já começou, não deixe de participar!

(Texto: Prof. Manoel Jorge)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ASSEMBLÉIA FORTALECE E REVIGORA A ESPERANÇA DE PROFESSORES


No dia 17 de junho de 2010, foi realizada no auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa uma assembléia para discutir o reajuste salarial dos professores da rede municipal de Mata de São João. Este momento foi muito importante para fortalecer a categoria através da percepção de que a indignação é geral e é, acima de tudo, justa diante da desvalorização e desrespeito que temos enfrentado.
O vereador matense Alan Fialho, presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Vereadores, não pôde comparecer, mas enviou seu assessor Bruno para representá-lo e declarar total apoio à nossa causa.
Durantes os informes, foram dados depoimentos, pessoalmente e por cartas, de professores que vêm sendo perseguidos continuamente pela administração. A esses professores, o núcleo de Mata de São João e a Executiva Estadual da APLB – Sindicato, informam que já estão buscando as providências cabíveis. Se você também se sente vítima de assédio moral em seu ambiente laboral, não se cale, essa luta é de toda a categoria.
Na pauta da Assembléia: o FUNDEB e o seu repasse para pagamento da folha de professores; a necessidade da utilização desta verba pela PMSJ para valorização dos profissionais da educação, o que entendemos que hoje não acontece; e o reajuste salarial. Foi votado, com unanimidade, o valor de 25% para ser proposto à prefeitura como reajuste salarial para 2010.
Essa proposta de reajuste foi aprovada levando em consideração a defasagem salarial em relação aos outros municípios da região metropolitana de Salvador, o repasse de 60% do FUNDEB para pagamento do magistério – que não está sendo cumprido pela administração – e as perda salariais em relação ao aumento do mínimo nos últimos 4 anos.
A assembléia foi um grande sucesso os professores compareceram em um número expressivo, participaram das discussões e demonstraram sua insatisfação. Esse foi o passo inicial para uma mudança no município de Mata de São João que está em busca por dignidade, respeito dos professores e valorização da educação de toda a população matense!

terça-feira, 22 de junho de 2010

MAIS UMA VEZ A PREFEITURA DESRESPEITA OS PROFESSORES!

Atenção professores da rede pública de Mata de São João,

Após responder à solicitação dos professores agendando uma reunião para o dia 29 de junho de 2010 para discussão do reajuste salarial, a Prefeitura Municipal de Mata de São João encaminhou à câmara dos vereadores um projeto de reajuste. Mais uma vez a prefeitura mostra sua atitude de desrespeito e falta de compromisso com a categoria, já que a intenção do projeto não foi atender às solicitações de reajuste dos professores e sim, indicar que não reconhece a nossa Assembléia como fórum deliberativo.
A proposta encaminhada à câmara, sem antes ouvir os professores, propõe reajuste de 10% para professores licenciados e 5% para professores sem licenciatura (nível superior). Valores que não atendem as necessidades nem aos anseios da categoria em um município que além de ter um dos piores salários da região metropolitana de Salvador, não agrega outros benefícios, como transporte, plano de saúde, etc., o que aumenta ainda mais nossa desvalorização frente aos mesmos profissionais de outros municípios baianos.
Solicitamos aos professores que se encontrarem de folga na tarde do dia 29, terça-feira, que compareçam às 16h na Câmara dos Vereadores, onde será discutido o projeto de reajuste enviado pela prefeitura. Lá iremos lembrar aos vereadores municipais que os professores, os formadores de opinião deste município, devem ser respeitados e valorizados! Aproveitamos a oportunidade para lembrar aos professores que tivemos, em Assembléia e lavrada em ata, a palavra do vereador Tiago de Zezo e do assessor do vereador Alan Fialho, Presidente da Comissão de Educação da Câmara, de que contaríamos com o apoio dos mesmos na nossa luta, e é isso que esperamos neste momento!

COMPAREÇA, A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!

URGENTE - INFORME - Data da Próxima Assembléia!

Foi definido na Assembléia do dia 17 dejunho de 2010, que será realizada no dia 29 de junho de 2010 uma nova Assembléia, para discutir a resposta da prefeitura a respeito do reajuste salarial dos professores.

Pedimos para que todos os professores compareçam para decidirmos juntos a postura a ser tomada caso a prefeitura não aceite nossa proposta.

A luta esta apenas começando, dignidade, respeito e valorização profissional são itens que estão faltando em nosso Município. Contamos com a presença de todos.

Local: Auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa
Horario: 17h
Dia: 29/06/10 ( terça-feira)

domingo, 13 de junho de 2010

URGENTE - ASSEMBLÉIA!

A APLB - Sindicato - Núcleo Mata de São João convoca os professores da rede municipal para a Assembléia que se realizará no dia 17 de junho de 2010 (quinta-feira), às 17:30h, no auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa.

PAUTA:
- Reajuste salarial;
- Pauta de reinvidicações dos professores;
- O que ocorrer.

Compareça! Sua presença é fundamental!

Leiam, se informem, comentem, participem!

Plano de carreira dos ADMINISTRADORES públicos!

Prof. Manoel Jorge Barreto Costa

Os professores de Mata de São João estão vivendo uma fase muito difícil graças a uma política salarial de arrocho implantada pela atual administração. O salário dos professores foi transformado em abono por desempenho, seguindo uma lógica perversa e neo-liberal da iniciativa privada onde o que importa é a produção e o lucro e não o trabalhador. Se, por ventura, um professor que já venha trabalhando a mais de 20 anos no serviço público precise se afastar da sala de aula por problemas de saúde, por exemplo, ele vai ganhar o mesmo salário que um iniciante, sem vantagem nenhuma. Essa lógica vai de encontro à lógica do bem estar social. Professores do ensino fundamental I estão ganhando salário mínimo. Isso nunca ocorreu em administrações anteriores. Os professores de nível I sempre ganharam acima do salário mínimo. E os professores de nível IV estão cada vez mais se aproximando de ganhar, também, o mínimo como base. Isso é uma vergonha. O governo federal tem mandado verba suficiente para pagar bem aos professores, a exemplo do que entrou no município no mês abril de 2010, a quantia de R$ 1.623,348,42, e o que vemos são os professores de Mata de São João ganhando menos que todos os outros professores dos municípios da Região Metropolitana. Até os professores de Itanagra, município que tem uma renda bem menor, ganham melhor do que os professores de Mata. Será que a prática de “conter” gastos tem que atingir só os salários dos professores? Por que não atinge o salário dos secretários da administração pública municipal, que recebem R$ 8.700,00 mensais? O salário do professor não chega a 10% do que ganha um secretário!
Diante de tudo isso, o que concluímos é que o professor de Mata de São João precisa, com urgência de um plano de carreira decente, que o proteja de verdade, pois aquilo que foi promulgado em outubro de 2003, que chamam de Estatuto de Plano de Carreira do Magistério é uma vergonha. Foi feito para beneficiar a Administração Pública e não professores. Um plano de carreira confeccionado sem a participação da classe mais interessada, os professores. É uma lei que fala de muita coisa, menos da carreira do Professor. O grande desafio é fazermos, com urgência, uma reformulação do Plano de Carreira do magistério para que assim os administradores passem a respeitar os profissionais em educação e não fiquem impondo salários baixos a seu bel-prazer.

QUEM GOSTA DE FORRÓ ESTAVA LÁ: FORRÓ DA COPA!


APLB - Sindicato realizou, no dia 11 de junho de 2010, em Salvador/ BA o Forró da Copa, uma festa beneficente para arrecadar leite para uma instituição de caridade.

Nesse evento, o Núcleo de Mata de São João da APLB - Sindicato marcou presença e contribuiu para essa bonita ação social, afinal, pensar nos problemas sociais também faz parte do dever dos educadores.

Além de ajudar a quem precisa, quem estava na festa se divertiu, provou as iguarias da festa e dançou muito forró. O Núcleo Mata de São João agradece aos professores que estiveram presentes. Até a próxima!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O FUNDEB É TAMBÉM PARA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

Olá companheiros de luta pela melhoria da educação, a APLB - Sindicato Núcleo Mata de São João está organizando uma gama de informações a respeito do financiamento do FUNDEB. O Ministério da Educação determina por Lei Federal que 60% da receita vinda do FUNDEB têm que ser destinado a pagamentos de salários dos profissionais da educação e 40% para infra-estrutura, por isso, estamos pesquisando como vêm sendo investido esse recurso pela prefeitura, se está sendo utilizado para melhoria das condições de ensino dos professores e da sua remuneração.
No levantamento feito, percebemos que no ano de 2007 o município de Mata de São João recebeu durante todo o ano R$ 6.155.124,87 (seis milhões, cento e cinqüenta e cinco mil, cento e vinte quatro reais e oitenta e sete centavos), já em 2008 foi recebido R$ 9.828.888,44 (nove milhões, oitocentos e vinte e oito mil, oitocentos e oitenta e oito reais e quarenta e quatro centavos), no ano de 2009 a prefeitura recebeu R$ 11.608.874,32 (onze milhões, seiscentos e oito mil, oitocentos e setenta e quatro reais e trinta e dois centavos), durante esse período o recurso do FUNDEB aumentou em 90%. Neste mesmo período (2007 a 2010) o salário dos professores municipais de Mata de São João passou de R$ 571,47 para R$ 661,32, totalizando, em quatro anos, um reajuste de R$ 89,87 (oitenta e nove reais e oitenta e sete centavos), o que equivale apenas a um reajuste de 16% (no mesmo período o salário mínimo subiu 34%). Sendo assim, os professores querem saber cadê a política de valorização dos professores?
Mata de São João está entre os piores salários da região metropolitana de Salvador, queremos dignidade, respeito e compromisso dos gestores com a educação, não só em construir escolas bonitas, mas, em tratar os professores com a devida importância para a melhoria constante da qualidade da educação. Os professores e a APLB - Sindicato do núcleo de Mata de São João vão estar a partir de agora cobrando do Prefeito ações de valorização do magistério como manda a Lei nº. 11.738/2008 e transparência na utilização dos recursos.
Caros colegas, precisamos nos unir nessa luta pela qualificação da educação em Mata de São João!

(Fonte: Portal MEC. Texto: Prof. Robson Brito. Revisão: Profª Cibele Aguiar)Justificar

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Núcleo da APLB de Mata de São João Também Vai Nesse Forró!



O Forró da APLB - Sindicato:
Data: 11 de junho
Horário: 20h
Local: Cais Dourado (Av. Jequitaia, 102, Comércio, Salvador/BA)
Ingresso: Uma lata de leite em pó

O FORRÓ DA APLB É DA COPA!

Por que é da Copa? Porque será exatamente no dia 11/06, dia da abertura do maior evento esportivo mundial. A APLB oferece à categoria um momento de descontração, de alegria, onde todos possam se encontrar e se divertir. O ambiente é climatizado, excelentes sanitários que evitarão grandes filas, posto médico para qualquer emergência, seguranças interna e externa, uma praça de alimentação onde todos possam comprar suas bebidas e guloseimas com tranqüilidade. As comidas típicas não vão faltar. E para animar tocarão duas bandas de forró pé-de-serra. Pode levar um acompanhante. Não esqueçam de levar o contracheque, pois vamos sortear dois balaios juninos e camisas oficiais da copa. Mas para ganhar tem que ser profissional da educação (professor, coordenador pedagógico, funcionário) e filiado à APLB.

VENHA CURTIR ESSE FORRÓ JUNTO COM A FAMÍLIA DA EDUCAÇÃO!!!

LUTA PELA URV



O Núcleo da APLB Sindicato - Mata de São João já começa sua luta pela melhoria da educação, contribuindo com uma comitiva que sai às 07:00h do centro de Mata de São João, no dia 25 de maio, rumo a Salvador/BA para participar da manifestação pelo pagamento da URV dos trabalhadores em educação do estado da Bahia. O encontro será às 09:00h na frente do Fórum Ruy Barbosa.
Interessados entrar em contato com o Prof. Manoel Jorge, através do cel (71)87645024.

domingo, 23 de maio de 2010

CONVÊNIOS

A APLB Sindicato oferece para seus associados alguns convênios com descontos especiais, para maiores informações contate os telefones abaixo:

•Lego Cursos – (65) 30528377
•Pedro D´Art – (71) 33640214 / 87562077
•Quality Bahia (Preparatório Para Concursos) - (71) 33788975/ 32881777
•Faculdade 2 de Julho – (71) 31143400 www.f2j.edu.br
•Clivan Clinica Odontológica – (71) 33849642

PROFESSORES DE MATA DE SÃO JOÃO NÃO ESTÃO MAIS ÓRFÃOS

A última quinta-feira , dia 13 de maio de 2010, pode ser comemorado como o dia da Abolição da Escravidão dos professores de Mata de São João. Esses professores há muito tempo, vem sendo mantidos num regime de “mordaça”, pois nunca tiveram uma instância sindical que pudesse dar suporte às suas reivindicações. Contudo, agora, foi fundado o núcleo da APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, em Mata de São João, com a diretoria composta pelos seguintes professores:
Coordenador: Prof. Michel Carvalho de Souza;
Vice Coordenador: Prof. Manoel Jorge Barreto Costa;
Secretária: Ana Maria dos Santos;
Tesoureira: Profª. Taisiane da Cruz Ramos Silva;
Secretário Sindical: Prof. Robson Claudionor Sousa de Brito;
1º suplente: Prof. Luiz Carlos Vieira Ribeiro;
2٥ suplente Profª. Cibele Maria de Aguiar e Brito.
A APLB é uma instância sindical que tem tradição de luta frente às prefeituras na defesa dos interesses dos trabalhadores em educação. É isso aí profissionais em educação! Vamos arregaçar as mangas e partir para a luta sem medo, por melhores dias, pois os professores de Mata de São João têm muito a conquistar, até porque é a classe que tem um dos salários mais baixos da região metropolitana de Salvador.

(Texto: Prof. Manoel Jorge Barreto Costa; Revisão: Profª Cibele Aguiar)