Para Reflexão:

"Parece que as reformas educacionais servem para pôr em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias." (Compayré)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Valorização profissional não acompanha importância do professor para a educação

“A falta de interesse de alunos em optarem pelos cursos de formação de professores ( cursos superiores de licenciaturas) é decorrente da situação explícita de uma categoria marginalizada, e que apesar de sua importância estratégica para qualquer área de formação profissional, recebe salário insignificante e na grande maioria dos casos não conta com o apoio das autoridades governamentais”. A declaração do deputado estadual Professor Dantas – PT, ao destacar ontem a necessidade de uma ampla articulação no sentido de garantir no orçamento do Estado de 2011, recursos suficientes para garantir pelo menos a reposição das perdas salariais dos professores da rede pública estadual de ensino.

A realidade salarial para a maioria das escolas do País é bastante diferente das melhores escolas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, composto em sua maioria por instituições privadas. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, com dados de setembro de 2009, mostra que há professores que, mesmo com diploma de ensino superior, ganham pouco mais de um salário mínimo.

De acordo com o deputado Professor Dantas em Rondônia a situação não é diferente, e apesar das seguidas demonstrações de apoio e concessões às propostas do Governo, a realidade é cruel para esta categoria que sofre com baixos salários, e trava uma luta incessante pela melhoria da qualidade do ensino e pela valorização do magistério. “Mas mesmo diante deste quadro se verifica por outro lado a abnegação e o comprometimento destes profissionais pela melhoria da educação rondoniense”, complementou.

Ao comentar sobre os dados do Enem a nível de Rondônia, o deputado entende ser preciso ser feito uma leitura crítica e responsável sobre estes dados, e defende a valorização dos professores como ponto crucial para o sucesso das escolas e o bom desempenho dos alunos no Enem.

Toda esta situação acaba tendo reflexos imediatos, ressalta o parlamentar ao citar que a baixa remuneração contribui para que um problema antigo das escolas brasileiras continue sem solução em um curto período de tempo: a falta de profissionais. Com a crescente expansão de investimentos e leis que tornaram obrigatórios o ensino fundamental de nove anos e o ensino médio, cada vez mais professores serão necessários nas salas de aulas brasileiras. O último levantamento oficial feito para tentar mensurar a quantidade de docentes que o País precisa para atender à demanda brasileira apontava uma carência de 250 mil professores nas escolas brasileiras. O estudo foi elaborado pelo Conselho Nacional de Educação - CNE com a ajuda do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, e se baseou em dados de 2007.De lá para cá, os números não foram atualizados.

Encerrado o período de campanha eleitoral, independente de resultados, o deputado Professor Dantas defende que a situação financeira dos professores volte a mesa de negociação, e tudo isto deve ser feito antes da aprovação do orçamento do Estado de 2011.


   Fonte: Impacto Rondônia > nacional > Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário