Para Reflexão:

"Parece que as reformas educacionais servem para pôr em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias." (Compayré)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

PROFESSORES DE MATA DO SÃO JOÃO ESTÃO UNIDOS

Nesta terça-feira, dia 29 de junho de 2010, os professores da rede municipal de Mata de São João realizaram um protesto na Câmara de Vereadores pela falta de respeito da Prefeitura, que enviou no dia 22 de junho de 2010 para apreciação dos vereadores uma proposta de reajuste para a categoria, após haver marcado para o dia 29 deste, uma reunião com os professores para discussão do reajuste salarial.
Devido a esses fatos os professores tomaram a decisão de comparecer a Câmara no dia da votação do reajuste para realizar um protesto e mostrar sua indignação contra a Prefeitura por tratar os professores da rede municipal sem a devida importância.
Outra preocupação dos professores é que os vereadores não conheçam o que se passa na educação matense. Não podemos aceitar que os representantes do povo desconheçam a realidade da educação em Mata de São João. Por isso, o clamor dos professores é que os vereadores tenham um pouco mais de interesse pela educação e se informem sobre a realidade dos professores, dos estudantes e da escola para não defenderem – como vimos nesta sessão do último dia 29 na Câmara de Vereadores – discursos que não condizem em nada com nossa realidade.
A Câmara de Vereadores, casa do povo, deve lutar pelos interesses da comunidade e pela melhoria da educação em Mata de São João. Ao perceber que não encontrariam ali apoio para sua causa, os professores, em protesto, esvaziaram a Câmara. A promessa feita pelos professores municipais é nunca desistir da qualidade da educação no município. A categoria certamente estará mais atenta nas próximas eleições, para eleger representantes que saibam valorizar os profissionais responsáveis pela formação cultural, intelectual e humana dos filhos de Mata de São João.

Aos Professores Digo Que a União Fortalece os Alicerces da Democracia e da Educação. Parabéns.

REUNIÃO DA APLB COM A PREFEITURA

Informe

Conforme data marcada pela Prefeitura Municipal, ontem, 29/06, às 14h, sentaram na mesa de negociação os seguintes membros do núcleo Mata de São João da APLB - Sindicato: Prof. Michel Carvalho, Prof. Manoel Jorge, Prof. Robson Brito, Prof.ª Taiseane Silva e o representante da Diretoria Estadual da APLB Prof. Marcelo para discutir o reajuste salarial e o Plano de Carreira.
A comissão delegada pelo Executivo ficou composta por Simone Prado, Thereza Maria e Mara Saray (o quarto componente que foi delegado pelo Prefeito, o senhor Marcos Magalhães, Secretário de Trabalho, não compareceu à mesa de negociação e não justificou a ausência).

O que ocorreu

A comissão do executivo declarou não ter poderes de decisão sobre a pauta em questão, por isso se encarregou de encaminhar ao executivo as propostas. Durante a reunião não discutimos a questão do reajuste mandado no dia 22/06 para a Câmara, pelo executivo, porque a comissão do Executivo Municipal não tinha planilhas de gastos para justificar o reajuste proposto de 10% e 5% para professores de nível IV e nível I. A proposta defendida pelo Sindicato foi de 25%, conforme foi decidido em Assembléia no dia 17/06. Argumentamos que a verba do FUNDEB teve um aumento de 100% entre 2008 e 2010 (passou de 703.424,70 para 1.417.318,89).

Foram encaminhadas as seguintes propostas:

1. Criação de uma comissão para revisar o Plano de Carreira (com cronograma de reuniões);
2. Apresentação de proposta de revisão dos abonos elaborada pelo Sindicato e os professores;
3. Apresentação de Planilha de Gastos com a verba do FUNDEB pela PMSJ;
4. Participação de representantes do Sindicato no Conselho Municipal de Educação e no conselho de FUNDEB, conforme previsto em lei.

Próxima Assembléia: 08/07 (local a ser confirmado)

A próxima reunião com a prefeitura ficou agendada para o dia 15/07, às 14h.

A nova história já começou, não deixe de participar!

(Texto: Prof. Manoel Jorge)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ASSEMBLÉIA FORTALECE E REVIGORA A ESPERANÇA DE PROFESSORES


No dia 17 de junho de 2010, foi realizada no auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa uma assembléia para discutir o reajuste salarial dos professores da rede municipal de Mata de São João. Este momento foi muito importante para fortalecer a categoria através da percepção de que a indignação é geral e é, acima de tudo, justa diante da desvalorização e desrespeito que temos enfrentado.
O vereador matense Alan Fialho, presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Vereadores, não pôde comparecer, mas enviou seu assessor Bruno para representá-lo e declarar total apoio à nossa causa.
Durantes os informes, foram dados depoimentos, pessoalmente e por cartas, de professores que vêm sendo perseguidos continuamente pela administração. A esses professores, o núcleo de Mata de São João e a Executiva Estadual da APLB – Sindicato, informam que já estão buscando as providências cabíveis. Se você também se sente vítima de assédio moral em seu ambiente laboral, não se cale, essa luta é de toda a categoria.
Na pauta da Assembléia: o FUNDEB e o seu repasse para pagamento da folha de professores; a necessidade da utilização desta verba pela PMSJ para valorização dos profissionais da educação, o que entendemos que hoje não acontece; e o reajuste salarial. Foi votado, com unanimidade, o valor de 25% para ser proposto à prefeitura como reajuste salarial para 2010.
Essa proposta de reajuste foi aprovada levando em consideração a defasagem salarial em relação aos outros municípios da região metropolitana de Salvador, o repasse de 60% do FUNDEB para pagamento do magistério – que não está sendo cumprido pela administração – e as perda salariais em relação ao aumento do mínimo nos últimos 4 anos.
A assembléia foi um grande sucesso os professores compareceram em um número expressivo, participaram das discussões e demonstraram sua insatisfação. Esse foi o passo inicial para uma mudança no município de Mata de São João que está em busca por dignidade, respeito dos professores e valorização da educação de toda a população matense!

terça-feira, 22 de junho de 2010

MAIS UMA VEZ A PREFEITURA DESRESPEITA OS PROFESSORES!

Atenção professores da rede pública de Mata de São João,

Após responder à solicitação dos professores agendando uma reunião para o dia 29 de junho de 2010 para discussão do reajuste salarial, a Prefeitura Municipal de Mata de São João encaminhou à câmara dos vereadores um projeto de reajuste. Mais uma vez a prefeitura mostra sua atitude de desrespeito e falta de compromisso com a categoria, já que a intenção do projeto não foi atender às solicitações de reajuste dos professores e sim, indicar que não reconhece a nossa Assembléia como fórum deliberativo.
A proposta encaminhada à câmara, sem antes ouvir os professores, propõe reajuste de 10% para professores licenciados e 5% para professores sem licenciatura (nível superior). Valores que não atendem as necessidades nem aos anseios da categoria em um município que além de ter um dos piores salários da região metropolitana de Salvador, não agrega outros benefícios, como transporte, plano de saúde, etc., o que aumenta ainda mais nossa desvalorização frente aos mesmos profissionais de outros municípios baianos.
Solicitamos aos professores que se encontrarem de folga na tarde do dia 29, terça-feira, que compareçam às 16h na Câmara dos Vereadores, onde será discutido o projeto de reajuste enviado pela prefeitura. Lá iremos lembrar aos vereadores municipais que os professores, os formadores de opinião deste município, devem ser respeitados e valorizados! Aproveitamos a oportunidade para lembrar aos professores que tivemos, em Assembléia e lavrada em ata, a palavra do vereador Tiago de Zezo e do assessor do vereador Alan Fialho, Presidente da Comissão de Educação da Câmara, de que contaríamos com o apoio dos mesmos na nossa luta, e é isso que esperamos neste momento!

COMPAREÇA, A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!

URGENTE - INFORME - Data da Próxima Assembléia!

Foi definido na Assembléia do dia 17 dejunho de 2010, que será realizada no dia 29 de junho de 2010 uma nova Assembléia, para discutir a resposta da prefeitura a respeito do reajuste salarial dos professores.

Pedimos para que todos os professores compareçam para decidirmos juntos a postura a ser tomada caso a prefeitura não aceite nossa proposta.

A luta esta apenas começando, dignidade, respeito e valorização profissional são itens que estão faltando em nosso Município. Contamos com a presença de todos.

Local: Auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa
Horario: 17h
Dia: 29/06/10 ( terça-feira)

domingo, 13 de junho de 2010

URGENTE - ASSEMBLÉIA!

A APLB - Sindicato - Núcleo Mata de São João convoca os professores da rede municipal para a Assembléia que se realizará no dia 17 de junho de 2010 (quinta-feira), às 17:30h, no auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa.

PAUTA:
- Reajuste salarial;
- Pauta de reinvidicações dos professores;
- O que ocorrer.

Compareça! Sua presença é fundamental!

Leiam, se informem, comentem, participem!

Plano de carreira dos ADMINISTRADORES públicos!

Prof. Manoel Jorge Barreto Costa

Os professores de Mata de São João estão vivendo uma fase muito difícil graças a uma política salarial de arrocho implantada pela atual administração. O salário dos professores foi transformado em abono por desempenho, seguindo uma lógica perversa e neo-liberal da iniciativa privada onde o que importa é a produção e o lucro e não o trabalhador. Se, por ventura, um professor que já venha trabalhando a mais de 20 anos no serviço público precise se afastar da sala de aula por problemas de saúde, por exemplo, ele vai ganhar o mesmo salário que um iniciante, sem vantagem nenhuma. Essa lógica vai de encontro à lógica do bem estar social. Professores do ensino fundamental I estão ganhando salário mínimo. Isso nunca ocorreu em administrações anteriores. Os professores de nível I sempre ganharam acima do salário mínimo. E os professores de nível IV estão cada vez mais se aproximando de ganhar, também, o mínimo como base. Isso é uma vergonha. O governo federal tem mandado verba suficiente para pagar bem aos professores, a exemplo do que entrou no município no mês abril de 2010, a quantia de R$ 1.623,348,42, e o que vemos são os professores de Mata de São João ganhando menos que todos os outros professores dos municípios da Região Metropolitana. Até os professores de Itanagra, município que tem uma renda bem menor, ganham melhor do que os professores de Mata. Será que a prática de “conter” gastos tem que atingir só os salários dos professores? Por que não atinge o salário dos secretários da administração pública municipal, que recebem R$ 8.700,00 mensais? O salário do professor não chega a 10% do que ganha um secretário!
Diante de tudo isso, o que concluímos é que o professor de Mata de São João precisa, com urgência de um plano de carreira decente, que o proteja de verdade, pois aquilo que foi promulgado em outubro de 2003, que chamam de Estatuto de Plano de Carreira do Magistério é uma vergonha. Foi feito para beneficiar a Administração Pública e não professores. Um plano de carreira confeccionado sem a participação da classe mais interessada, os professores. É uma lei que fala de muita coisa, menos da carreira do Professor. O grande desafio é fazermos, com urgência, uma reformulação do Plano de Carreira do magistério para que assim os administradores passem a respeitar os profissionais em educação e não fiquem impondo salários baixos a seu bel-prazer.

QUEM GOSTA DE FORRÓ ESTAVA LÁ: FORRÓ DA COPA!


APLB - Sindicato realizou, no dia 11 de junho de 2010, em Salvador/ BA o Forró da Copa, uma festa beneficente para arrecadar leite para uma instituição de caridade.

Nesse evento, o Núcleo de Mata de São João da APLB - Sindicato marcou presença e contribuiu para essa bonita ação social, afinal, pensar nos problemas sociais também faz parte do dever dos educadores.

Além de ajudar a quem precisa, quem estava na festa se divertiu, provou as iguarias da festa e dançou muito forró. O Núcleo Mata de São João agradece aos professores que estiveram presentes. Até a próxima!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O FUNDEB É TAMBÉM PARA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

Olá companheiros de luta pela melhoria da educação, a APLB - Sindicato Núcleo Mata de São João está organizando uma gama de informações a respeito do financiamento do FUNDEB. O Ministério da Educação determina por Lei Federal que 60% da receita vinda do FUNDEB têm que ser destinado a pagamentos de salários dos profissionais da educação e 40% para infra-estrutura, por isso, estamos pesquisando como vêm sendo investido esse recurso pela prefeitura, se está sendo utilizado para melhoria das condições de ensino dos professores e da sua remuneração.
No levantamento feito, percebemos que no ano de 2007 o município de Mata de São João recebeu durante todo o ano R$ 6.155.124,87 (seis milhões, cento e cinqüenta e cinco mil, cento e vinte quatro reais e oitenta e sete centavos), já em 2008 foi recebido R$ 9.828.888,44 (nove milhões, oitocentos e vinte e oito mil, oitocentos e oitenta e oito reais e quarenta e quatro centavos), no ano de 2009 a prefeitura recebeu R$ 11.608.874,32 (onze milhões, seiscentos e oito mil, oitocentos e setenta e quatro reais e trinta e dois centavos), durante esse período o recurso do FUNDEB aumentou em 90%. Neste mesmo período (2007 a 2010) o salário dos professores municipais de Mata de São João passou de R$ 571,47 para R$ 661,32, totalizando, em quatro anos, um reajuste de R$ 89,87 (oitenta e nove reais e oitenta e sete centavos), o que equivale apenas a um reajuste de 16% (no mesmo período o salário mínimo subiu 34%). Sendo assim, os professores querem saber cadê a política de valorização dos professores?
Mata de São João está entre os piores salários da região metropolitana de Salvador, queremos dignidade, respeito e compromisso dos gestores com a educação, não só em construir escolas bonitas, mas, em tratar os professores com a devida importância para a melhoria constante da qualidade da educação. Os professores e a APLB - Sindicato do núcleo de Mata de São João vão estar a partir de agora cobrando do Prefeito ações de valorização do magistério como manda a Lei nº. 11.738/2008 e transparência na utilização dos recursos.
Caros colegas, precisamos nos unir nessa luta pela qualificação da educação em Mata de São João!

(Fonte: Portal MEC. Texto: Prof. Robson Brito. Revisão: Profª Cibele Aguiar)Justificar