Para Reflexão:

"Parece que as reformas educacionais servem para pôr em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias." (Compayré)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Valorização profissional não acompanha importância do professor para a educação

“A falta de interesse de alunos em optarem pelos cursos de formação de professores ( cursos superiores de licenciaturas) é decorrente da situação explícita de uma categoria marginalizada, e que apesar de sua importância estratégica para qualquer área de formação profissional, recebe salário insignificante e na grande maioria dos casos não conta com o apoio das autoridades governamentais”. A declaração do deputado estadual Professor Dantas – PT, ao destacar ontem a necessidade de uma ampla articulação no sentido de garantir no orçamento do Estado de 2011, recursos suficientes para garantir pelo menos a reposição das perdas salariais dos professores da rede pública estadual de ensino.

A realidade salarial para a maioria das escolas do País é bastante diferente das melhores escolas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, composto em sua maioria por instituições privadas. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, com dados de setembro de 2009, mostra que há professores que, mesmo com diploma de ensino superior, ganham pouco mais de um salário mínimo.

De acordo com o deputado Professor Dantas em Rondônia a situação não é diferente, e apesar das seguidas demonstrações de apoio e concessões às propostas do Governo, a realidade é cruel para esta categoria que sofre com baixos salários, e trava uma luta incessante pela melhoria da qualidade do ensino e pela valorização do magistério. “Mas mesmo diante deste quadro se verifica por outro lado a abnegação e o comprometimento destes profissionais pela melhoria da educação rondoniense”, complementou.

Ao comentar sobre os dados do Enem a nível de Rondônia, o deputado entende ser preciso ser feito uma leitura crítica e responsável sobre estes dados, e defende a valorização dos professores como ponto crucial para o sucesso das escolas e o bom desempenho dos alunos no Enem.

Toda esta situação acaba tendo reflexos imediatos, ressalta o parlamentar ao citar que a baixa remuneração contribui para que um problema antigo das escolas brasileiras continue sem solução em um curto período de tempo: a falta de profissionais. Com a crescente expansão de investimentos e leis que tornaram obrigatórios o ensino fundamental de nove anos e o ensino médio, cada vez mais professores serão necessários nas salas de aulas brasileiras. O último levantamento oficial feito para tentar mensurar a quantidade de docentes que o País precisa para atender à demanda brasileira apontava uma carência de 250 mil professores nas escolas brasileiras. O estudo foi elaborado pelo Conselho Nacional de Educação - CNE com a ajuda do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, e se baseou em dados de 2007.De lá para cá, os números não foram atualizados.

Encerrado o período de campanha eleitoral, independente de resultados, o deputado Professor Dantas defende que a situação financeira dos professores volte a mesa de negociação, e tudo isto deve ser feito antes da aprovação do orçamento do Estado de 2011.


   Fonte: Impacto Rondônia > nacional > Política

domingo, 25 de julho de 2010

INFORME DA REUNIÃO COM GESTORES

Propostas para os abonos do fim de ano:

- O resultado do IDEB deve ser o indicador de aproveitamento do aluno a ser considerado para bonificação do professor.

- Indicador de aproveitamento por provas do professor:

a) Baseado em conteúdo publicado com antecedência de 45 dias;

b) Provas baseadas na matriz curricular do município, não usar conteúdos advindos de outras fontes;

c) Prova do professor a ser realizada em outubro, na segunda quinzena.

- Cada professor, por disciplina, enviar por e-mail para a SEDUC 10 questões para a confecção da avaliação dos alunos.

- O professor ou coordenador pedagógico entregar na SEDUC um CD com questões de prova do aluno;

- Divulgar os resultados das provas dos alunos (publicar o gabarito imediatamente no outro dia);

- Rever o indicador de repetência e de abandono, por escola e não totalizar como critério unificado para todas as situações.

Proposta para oplano de carreira dos professores:

- Ficou combinado que os professores apresentarão uma proposta para o plano de carreira do magistério.

So tenho que parabenizar os professores pela força e luta. As conquistas estão chegando, estamos tendo voz e sendo respeitados cada vez mais. A luta continua!


NOTÍCIA DO DIÁRIO CATARINENSE MOSTRA COMO A PROFISSÃO DE PROFESSOR ESTÁ CADA VEZ MAIS DESVALORIZADA NO PAÍS

"25 de julho de 2010
Salário 20% maior que o de professor (Clic RBS)

Cansado do baixo salário, o professor de Educação Física Milton Muniz desistiu da vida docente. Para ele, o setor de construção civil foi uma oportunidade de ampliar a renda (...).

Milton fez um curso gratuito de carpintaria no Senai e, há quase dois meses, começou a trabalhar como carpinteiro. Em relação ao que ganhava antes, o salário já é 20% melhor.

O pedreiro Álvaro Rodrigues dos Santos afirma que a procura por profissionais de construção civil aqueceu o mercado de trabalho local. Prova disso é que ele trocou de emprego recentemente e o seu salário quase dobrou nos últimos quatro anos."

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2982440.xml&template=3898.dwt&edition=15152&section=129

sábado, 17 de julho de 2010

INFORME

Foi feito um pedido pela prefeitura para adiar a reunião marcada para o dia 15 de julho de 2010 com os diretores da APLB-Sindicato Núcleo Mata de São João, porque a comissão da prefeitura não estaria completa, dois membros não poderiam comparecer.

Uma nova data foi acordada para o dia 22 de julho de 2010 às 14:00 na Prefeitura de Mata de São João.

Caros professores, nosso compromisso é transparência com vocês.

A Luta continua!

UM NOVO ESTATUTO PARA UMA NOVA ERA

Estamos construindo em Mata aquilo que chamo de “Uma nova História dos Trabalhadores em Educação”. Conforme está no nosso Boletim, os Professores de Mata de São João não estão mais órfãos. Hoje podemos afirmar que já tivemos uma grande vitória: não íamos ter nenhum reajuste salarial conforme transparecia ser a vontade do gestor público, no entanto, graças à nossa mobilização, graças à nossa coragem, o gestor foi sensibilizado e nos cedera um reajuste, sem mesmo negociar com a categoria, como quem não quisesse reconhecer a nossa força, mas reconhecendo veladamente, cedendo um reajuste de 5% e 10%. Não era isso que nós queríamos, mas foi isso que nós conseguimos e que nos motiva para no próximo ano estarmos mais fortes para exigir, no tempo certo um verdadeiro reajuste que repasse as verbas do Governo Federal dentro daquilo que manda a lei. Temos que valorizar cada conquista, pois são elas que nos motivam a permanecer na linha de luta por dias cada vez melhores para a classe trabalhadora em educação nesse Município. Não estamos mais órfãos e nem estamos mais sozinhos e nem desorganizados. É a união e a organização da classe que possibilitará novas conquistas, que possibilitará a construção de uma nova história dos educadores.
A nossa grande empreitada, o nosso grande desafio pelo qual devemos está dispostos a usar todos os meios legais de mobilização, agora, é fazer, com urgência, um NOVO ESTATUTO de Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação. Um plano de carreira que tenha como fundamento a união da categoria. Um plano de carreira que contemple todos os trabalhadores em Educação, desde o vigia que acolhe os nossos alunos na chegada da escola até a cozinheira que prepara o lanche. Um plano de carreira que inclua avanços horizontais, por tempo de serviço. Que a cada ano trabalhado o trabalhador em educação avance um percentual em seu salário. Um plano de carreira com avanços verticais, que contemple todos os cursos e certificados conquistados arduamente nos cursos de formação continuada que o trabalhador tenha feito aqui no município ou em qualquer outro lugar.

( Texto: Prof. Manoel Jorge)


quarta-feira, 7 de julho de 2010

MAIS UMA VEZ OS PROFESSORES DE MATA DE SÃO JOÃO BRILHARAM

Após o Governo Federal divulgar o resultado do IDEB deste ano, pude constatar que o esforço feito pelos professores da Rede Municipal de ensino está tendo resultados maravilhosos.
Na avaliação comparativa com 2007 podemos observar um expressivo crescimento, superando assim as próprias metas estabelecidas pelo Governo Federal. Para as séries iniciais em 2007 o IDEB foi de 3,0. Em 2009 avançamos para 4,3. No ensino fundamental em 2007 o resultado foi 2,4 e em 2009 avançamos para 3,3.
Esses resultados só vem constatar o esforço, dedicação e empenho de nossos professores com a educação em Mata de São João!

PARABÉNS PROFESSORES!
VOCÊS SÃO O GRANDE ORGULHO DA NOSSA CIDADE,
A LUTA PELA NOSSA VALORIZAÇÃO NÃO PODE PARAR.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Assembléia

Olá trabalhador(a) em Educação

Convidamos você professor(a) e demais trabalhadores(as) em educação para participar da assembléia.

Dia 08/07/10 ( quinta-feira )

Local: Sindicato dos Petroquímicos (STIEP), próximo ao Hotel Bandeirante.

Horário: 17:30

Sua presença é Fundamental.

sábado, 3 de julho de 2010

REAJUSTE SALARIAL

Olá pessoal

Câmara de Vereadores de Mata de São João fará uma sessão especial, na próxima segunda-feira, 05/07, às 10h00 da manhã, para votar projeto de reajuste salarial dos servidores públicos que está ainda em processo de negociação com a APLB-sindicato. Não deixe de comparecer para identificar os vereadores que não teem compromissos com os trabalhadores de Mata de São João.