A censura representa a violação do direito de livre expressão. No período do regime militar no Brasil, na década de 60 e 70, os veículos de comunicação estavam sujeitos a uma forte censura executada por agentes militares. Naquela época as produções artísticas tinham que passar pelo setor de censura antes de ser apresentadas em público. Isso quer dizer que a população só podia ver e ouvir ao que os militares previamente aprovassem.
Esse é um pequeno relato sobre a história brasileira relacionada à censura em nosso país. Observando esse cruel passado é que nos indignamos na Jornada Pedagógica 2011, organizada pela Secretaria de Educação, onde o direito de expressão dos professores foi violado quando as perguntas enviadas para o palestrante Jorge Portugal foram desrespeitosamente censuradas. Os professores se sentiram furtados do direito de expressar suas idéias e opiniões. Gostaríamos de saber qual a verdadeiro objetivo dessa jornada pedagógica, será que é apenas para ter professores, coordenadores e diretores sentados bem quietinhos, para que os políticos façam seus discursos ou debater sobre nossa educação e as dificuldades encontradas em nossas escolas?
É preciso que a Secretaria de Educação repense suas ações para que situações vergonhosas como essa, que nos retrocede para esse manchado momento na história do Brasil, não ocorram novamente.
"Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado." (Albert Einstein)
Nenhum comentário:
Postar um comentário