Para Reflexão:

"Parece que as reformas educacionais servem para pôr em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias." (Compayré)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

BOLETIM DA APLB-SINDICATO

Plano de Carreira e Piso salarial andam juntos.


Os Professores de Mata de São exigem que o Secretário de Educação garanta a revisão do Plano de Carreira como mandam as diretrizes básicas da Educação Nacional.


- Queremos um Novo Plano Carreira, Urgente.


- Conclamamos ao Prefeito João Gualberto que nomei urgentemente uma comissão com poderes plenos para, com o sindicato da APLB, reformular o Plano de Carreira do Magistério.


- Queremos vale transporte, como manda a lei.


- Queremos um Vale Alimentação Digno.






Convidamos todos os professores da Rede Pública Municipal para uma Assembléia no próximo dia 31-05, terça-feira, às 17:30, no CMMB, Colégio Municipal Monsenhor Barbosa, para discutirmos assuntos do interesse da categoria.


Unidos, somos mais fortes.

FORRÓ DA APLB

OLÁ COLEGAS PROFESSORES NO DIA 17 DE JUNHO DE 2011 SERÁ REAIZADO O FORRÓ DA APLB-SINDICATO TODOS ESTÃO CONVIDADOS.



ENTRADA: 1 LATA DE LEITE
RUA SILVEIRA MARTINS 119 - CABULA ( VILA SÃO JOSÉ )
HORARIO DE INICIO:  20:00
PARA ENTRA LEVAR O CONTRA-CHEQUE
CONTATO: MANOEL JORGE, MICHELL, ROBSON

domingo, 22 de maio de 2011

RELEMBRANDO A JORNADA PEDAGÓGICA E RETORNO AO PASSADO

 

A censura representa a violação do direito de livre expressão. No período do regime militar no Brasil, na década de 60 e 70, os veículos de comunicação estavam sujeitos a uma forte censura executada por agentes militares. Naquela época as produções artísticas tinham que passar pelo setor de censura antes de ser apresentadas em público. Isso quer dizer que a população só podia ver e ouvir ao que os militares previamente aprovassem.

Esse é um pequeno relato sobre a história brasileira relacionada à censura em nosso país. Observando esse cruel passado é que nos indignamos na Jornada Pedagógica 2011, organizada pela Secretaria de Educação, onde o direito de expressão dos professores foi violado quando as perguntas enviadas para o palestrante Jorge Portugal foram desrespeitosamente censuradas. Os professores se sentiram furtados do direito de expressar suas idéias e opiniões. Gostaríamos de saber qual a verdadeiro objetivo dessa jornada pedagógica, será que é apenas para ter professores, coordenadores e diretores sentados bem quietinhos, para que os políticos façam seus discursos ou debater sobre nossa educação e as dificuldades encontradas em nossas escolas?

É preciso que a Secretaria de Educação repense suas ações para que situações vergonhosas como essa, que nos retrocede para esse manchado momento na história do Brasil, não ocorram novamente.

"Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado." (Albert Einstein)

sábado, 21 de maio de 2011

Paralização nacional da educação.

O dia 11/05 será celebrado como o dia em que os professores de Mata de São João perderam o medo e deram uma aula de cidadania à sociedade matense. Sob a coordenação do Núcleo da APLB-sindicato, os professores, de forma honrosa, aderiram à Paralisação Nacional, organizada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Com mais de 100 professores, nos reunimos no Colégio Municipal Monsenhor Barbosa durante toda a manhã e uma parte da Tarde. Na parte da manhã fizemos várias discussões sobre a seguinte pauta:


- Piso nacional – lei 11.738/2008;

- Avanço Horizontal;

- Vale transporte;

- Estabilidade das 40 horas;

- Vale refeição;

- A/C 1/3;

- Gestão democrática para diretores/eleição;

- Inclusão dos coordenadores pedagógicos no Plano de carreira;

- Inclusão de outros trabalhadores em Educação no Plano de Carreira.

Todos esses pontos foram deliberados pelos professores como pontos para serem discutidos com o gestor público e colocados no nosso plano de carreira. Deliberamos, com aclamação geral de não mais preenchermos os Portfólios escolares impostos pela Secretaria de Educação.

Pela parte da tarde fizemos uma manifestação pública, onde todos, vestidos de preto e com apitos, se manifestaram na rua. Saímos do CMMB e caminhando em direção à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores de Mata de São João onde fizemos vários discursos pela reformulação do Plano de Carreira e pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional.

É isso aí professores, vocês já não mais os mesmos. Agora assumimos a nossa verdadeira identidade cidadão dando um show de coragem e democracia.

Professores unidos jamais serão vencidos. A nossa luta continua.






segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Há tantos burros mandando,
Em homens de inteligência,
Que às vezes fico pensando,
Que a burrice é uma Ciência".


Ruy Barbosa