Para Reflexão:

"Parece que as reformas educacionais servem para pôr em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias." (Compayré)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

5ª ASSEMBLÉIA

5ª Assembléia dos Profissionais em Educação




O Núcleo da APLB-sindicato escreve mais uma linha na história do sindicalismo em Mata de São João. Hoje, 14 de dezembro de 2010, foi realizada a 5ª Assembléia no Auditório do Colégio Municipal Monsenhor Barbosa com a presença de professores e profissionais em educação. Foram realizadas as seguintes ações: a avaliação das conquistas que foram realizadas em 2010, uma reflexão sobre a avaliação de desempenho dos professores (a malfadada provinha) onde todos se colocaram contra a prova. Concluímos a assembléia com uma deliciosa confraternização regada a salgados e refrigerantes. Obrigado professores e trabalhadores em educação pela importante presença. A nossa luta continua!

REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROFESSOR

O objetivo desse texto é levantar algumas questões sobre a avaliação de desempenho dos professores que é aferida pela Secretaria de Educação por meio de uma provinha no final de cada ano. Gostaria de começar perguntando: Você concorda com a provinha de avaliação de desempenho? Você acha que esse tipo de avaliação realmente avalia as nossas práticas pedagógicas? E os resultados, você tem acesso? Para que ou para quem interessa essa provinha?

Sabe-se que a avaliação é indispensável para o Sistema educativo se auto-avaliar. Como afirma Antonio José Ferreira, educador português: “Ora, a Avaliação é indispensável para o Sistema Educativo se conhecer e ser conhecido, para os contribuintes que o pagam, como, aliás, pagam todos os serviços públicos, dele poderem ter prestação de contas, aliás como deviam ter prestação de contas da Saúde, da Justiça, das Obras Públicas, da Economia, das Finanças, etc., etc.” As perguntas que não se calam são: por que os demais profissionais de outras áreas não são submetidos, também, a uma provinha de desempenho? Por que essa preocupação exagerada de só submeter o professor a esse tipo de avaliação? Por que não submetem os médicos a uma provinha? Por que não fazem uma provinha de desempenho com os políticos que tem mandato? Por que o professor tem que ser o bode-espiatório da crise na educação e dessa sociedade que se encontra à deriva e em crise? Será que essa avaliação, em última análise, não termina promovendo a divisão entre professores de 1ª e 2ª classe?

Em ultima instancia, nós sabemos que essa provinha não avalia o desempenho dos profissionais em educação e termina sendo um mero simulacro, que escamoteia a realidade e serve como um instrumento que alimenta o sistema com resultados que ele pretende, só e mais nada.

Às vezes, temos a impressão de que vivemos em uma “timocracia”, onde o governante pensa ser o melhor entre todos os homens de seu tempo em termos de conhecimento e sabedoria. A grande questão é que vivemos em um país cujo poder político se intitula de “democracia”, onde o poder deve ter sua origem no povo e basear-se na opinião e na decisão de muitos e não de um só, como parece deixar entrever os governantes locais.

A nossa sociedade deve fazer um movimento de reconhecimento do papel importante do educador e lhe atribuir mais respeito e valor. Ainda bem que ainda existem professores, que apesar de serem humilhados por esse sistema podre que o subjuga ainda se sente motivado para o exercício do magistério porque se sentem com apetência para essa belíssima e singular profissão.

Prof. Manoel Jorge Barreto Costa

domingo, 26 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

A APLB-SINDICATO NUCLÉO DE MATA DE SÃO JOÃO DESEJA AOS PROFESSORES E FUNCIONARIOS DA EDUCAÇÃO UM FELIZ NATAL CHEIO DE PAZ E PROSPERIDADE.

UM ABRAÇO NO CORAÇÃO DE TODOS....

domingo, 5 de dezembro de 2010

CALENDÁRIO ESCOLAR 2011

Olá trabalhadores em educação, viemos informar que no dia 23 de novembro de 2010 os diretores da APLB – Sindicato tiveram uma reunião com o secretário de educação para discutir o calendário escolar de 2011. As negociações foram positivas e o secretário se mostrou sensível à proposta dos professores. Conseguimos entrar em acordo favorável não só para os professores, mas para a educação de Mata de São João como um todo.


A APLB-Sindicato Núcleo de Mata de São João agradece aos professores pela confiança.


RETORNO FÉRIAS (Professor) 01 /02

JORNADA PEDAGÓGICA 01,02/02
INICIO DO ANO LETIVO 03/02
RECESSO CARNAVAL 07 a 12/03
RETORNO DO RECESSO 14/03
RECESSO DE SEMANA SANTA 21e 22/04
RECESSO JUNINO 23/06 a 02/07
RETORNO ÀS AULAS 2º SEMES. 04/07
TÉRMINO DO PERÍODO LETIVO 15/12
TOTAL DE DIAS LETIVOS 200
RESULTADOS PARCIAIS DO RENDIMENTO ESCOLAR 05/12
AVALIAÇÃO FINAL, CONSELHO DE CLASSE 16 a 22/12
ENTREGA DAS ATAS DOS RESULTADOS FINAIS 23/12

Assembléia Geral

Convidamos todos os trabalhadores em educação para participar da nossa 5ª Assembléia Geral que será realizada no CMMB, no dia 14/12/2010, às 17:00 horas. Venha fechar com chave de ouro o ano de 2010.

Nossa Pauta:


- Avaliação das ações do núcleo da APLB em 2011.
- Calendário escolar 2011.
- Prova do professor.
- Abonos salarial.
- Ações do sindicato para 2011.
- Luta pelo estatuto.
 
 
Encerraremos com um COFFEE BREAK...




VENHA FESTEJAR CONOSCO AS NOSSAS CONQUISTAS.